sábado, 19 de março de 2011

A Utilização de um chat como um recurso Educativo


A utilização do computador como ferramenta de ensino está sendo uma idéia cada vez mais difundida nas escolas. Percebe-se a importância desse instrumento em sala de aula na seguinte citação:
“(...) Cada dia surgem novas maneiras de usar o computador como recurso para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem. Isso nos mestra que é possível alterar o paradigma educacional; hoje, centrado no ensino, para algo que seja centrado na aprendizagem” (Valente, 1993: 15).
Com a internet, tanto o professor quanto o aluno enxergam horizontes bem distantes. É uma maneira de traçar experiências, conhecer novas metodologias e interagir com outras culturas em uma velocidade estimuladora. Um dos recursos utilizados na internet é o chat. Nesta perspectiva, visualizamos o chat com importante meio de comunicação. Nele encontramos rapidez e um ambiente inovador para esta comunicação. É um ambiente em que o usuário tem de sintetizar suas respostas e utilizar o raciocínio rápido para ler as mensagens.
A utilização do chat com um caráter educativo está ajudando na educação de algumas escolas espalhadas pelo País. Utiliza-se esse recurso, a fim de trabalhar o ensino- aprendizagem dos alunos de uma forma não tradicional.
A metodologia utilizada para o chat constitui na leitura previa de um texto, feita pelo aluno, utilizando computadores com acesso a internet. Escolhe-se um sitio de chat-free (BrasNet), com alta velocidade. Nesta sala de discussão, nomeia-se um mediador que pode ser o professor, o monitor, ou ate mesmo um dos alunos da disciplina, tendo sido esta a opção escolhida na experiência. O mediador foi um dos responsáveis pela dinâmica da discussão.
O chat propicia quatro momentos on line de uma discussão, os quais não são realmente vivenciados em sala de aula presencial: leitura de uma mensagem, tradução (que podem ser varias, simultaneamente), interpretação, fundamentando a resposta, contextualização e a reflexão, que envia a resposta no mesmo momento em que chegam as novas mensagens, que podem, inclusive, ser uma parte ou o todo de uma resposta. Pode-se observar nessas aulas “... que há uma maior desinibição dos alunos, portanto, uma maior participação dos mesmos. É uma maneira de envolver e estimular a leitura, seja ela feita antes do chat ou no momento dele, na forma de pesquisa” (Pereira, 1999, página 196).
Algumas diferenças entre utilização do chat convencional e do chat como um recurso educativo é o contato didático feito entre professor e alunos e entre alunos e alunos.
Um chat educativo tem a intenção de alcançar objetivos no primeiro momento, por isso a necessidade do contato didático, tendo como exemplo a assinatura do próprio aluno ao entrar na sala. Não basta só ter a idéia, pois o professor tem que possuir as habilidades necessárias para transformar suas aulas atrativas, objetivas e, o que é mais importante produtivas. Vale lembrar que laboratórios de informática Educativa utilizam computadores para aprofundar conteúdos de currículo escolar.É de fundamental importância o papel do professor no meio de toda essa evolução da informação, pois é ele o facilitador da aprendizagem dos seus alunos utilizando também recursos tecnológicos. O professor é o principal transformador desse novo ambiente, depende dele a didática, a abordagem e o rumo dessas aulas, com sempre foi.





Publicado por:Jessica Silva        3ºMédio

Nenhum comentário:

Postar um comentário