quarta-feira, 16 de março de 2011

A informática nas escolas




A informática nas escolas

No futuro, desktops substituirão as carteiras, o Word estará no lugar dos cadernos e a caneta perderá seu posto para o teclado. É essa a visão que muitos têm da escola do futuro, um lugar onde o papel será lenda e haverá computadores por todos os lados.
Mas voltemos ao presente. A informática nas escolas públicas brasileiras é uma lástima. Descaso, desorganização, tudo conspira contra essa idéia. Laboratórios de informática com computadores arcaicos não passam de meras fachadas, visto que eles não têm utilidade nenhuma. É só pra dizer que na escola "tal" tem computador.
Quando eu tinha aulas de informática na grade curricular, elas se resumiam basicamente a digitar textos estúpidos sobre temas aleatórios, criar apresentações no PowerPoint e fazer planilhas no Excel sobre quantas maçãs a turma do Joãozinho tem. No mínimo, ridículo. Na escola em que estudava, só o 1º ano do segundo grau tem aulas de informática. Ainda bem, acho não agüentaria mais dois anos dessa baboseira.
Agora, um novo "projeto", não se sabe se por iniciativa da escola ou do governo, mas isso pouco importa, diz que todos os professores terão que usar o computador em suas respectivas disciplinas. Isso é um absurdo! Se já é difícil se concentrar na sala de aula, com toda a bagunça normal, imagina em um computador, onde além da bagunça há diversas possibilidades de diversão e, conseqüentemente de se distrair. Além do que, o tal software educacional que será usado não passa de animações feitas em Flash com alguns textos em balões... Isso tem nos livros, que são usados desde sempre, e ninguém deixou de aprender só porque não tinha um computador com uma animação besta para explicar como acontecem as coisas.
Outra novidade é que agora os computadores serão "liberados" para os alunos poderem usá-los no contra-turno. Outro equívoco. Os computadores rodam todos sem nenhum tipo de proteção de arquivos e muitas vezes sequer têm antivírus. Todos eles estão abarrotados de coisas inúteis trazidas pelos alunos, sem contar que vez em quando algum equipamento é destruído pelos mesmos. E para cuidar de todos os computadores e das pessoas que os usam, foi convocada uma professora sem nenhuma experiência na área e que faz essa tarefa contra sua vontade.


 Publicado por:Jessica  Silva                   3ºMédio




Nenhum comentário:

Postar um comentário