quarta-feira, 16 de março de 2011

O Mercado de Trabalho para os Jovens

Poucas empresas oferecem oportunidade de trabalho para jovens a partir dos 16 anos. Algumas apenas contratam pessoas acima dos 18 anos. Esse é um grande obstáculo, pois quem é menor de idade, em muitos casos, também precisa e quer trabalhar.Atualmente existem muitos programas chamados "Jovem Aprendiz" onde empresas oferecem oportunidades de capacitação e trabalho para jovens.
Essa é a sugestão para os jovens que desejam entrar no mercado de trabalho e tem pouca ou nenhuma experiência. Pesquise pelas empresas que oferecem o programa de "Jovem Aprendiz". Use a internet para fazer essa pesquisa.Os Governos Estaduais e Municipais também estão se preocupando com essa parcela de jovens que buscam o primeiro emprego. Então procure algum posto em sua cidade da secretaria do trabalho municipal ou estadual, eles poderão lhe informar se em sua região existe esse tipo de programa.
Muito jovens, quando encontram um emprego, abandonam os estudos para priorizar o trabalho. Isso é um grande erro!Pode até parecer vantajoso na hora, mas e depois? E daqui a um, dois, cinco, dez anos?Quem faz isso provavelmente terá dificuldades futuras de conseguir emprego, pois a falta de escolaridade pesará no futuro.Nunca abandone os estudos. Procure sempre fazer cursos para se qualificar. As empresas preferem empregadas que gostam de estudar.Outra porta de entrada no mercado de trabalho para os jovens são as empresas de telemarketing e o comércio

O comércio, principalmente lojas de Shopping Centers costumam contratar jovens para atuar como vendedores e balconistas.Essas opções podem não ser o trabalho dos seus sonhos. Mas lembre-se que ninguém começa de cima, já como gerente, diretor, presidente da empresa. A maneira mais comum de progredir na carreira é começar de baixo.
Para os jovens universitários já fica um pouco mais fácil encontrar um estágio. Existem diversas oportunidades de estágios em várias áreas. Neste caso é preciso procurar as agências de emprego e os centros de integração, como o CIEE – Centro de Integração Empresa Escola. Estudantes do ensino médio também podem concorrer a vagas de estágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário